top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

6 dicas de alimentação em tempos de coronavírus

A quarentena agora já dura mais de 60 dias, e tudo indica que vá se estender por mais alguns meses. Algumas pessoas lidaram com o início do lockdown como férias, e aproveitaram para soltar um pouco a alimentação (que, até certo ponto, pode ter sido considerado saudável psicologicamente).

Por meados de maio houve uma conscientização de que o tempo em casa não seria curto, então a busca pela alimentação e estilo de vida saudável teve um aumento considerável. Estamos todos "correndo atrás do prejuízo" das férias forçadas. Modalidades de exercício físico que não exigem aparelhos estão tendo uma procura grande, assim como consultas à distância com nutricionistas.


Para quem ainda não se sente pronto para buscar por um profissional, segue algumas dicas que podem ser cruciais nessa retomada em casa:


1- Siga a rotina que estava acostumado, sem exageros durante a semana e deixando álcool e doces para os momentos de descanso. Lembrando sempre de que estar em casa não significa estar de férias.

2- Controle os horários das refeições, mesmo que seu horário de trabalho não esteja tão rígido. Nada de almoçar 16h ou viver de lanches ao longo do dia, pois são as grandes refeições que nos geram a maior saciedade.

3- Cuidado com grandes intervalos entre as refeições e lanches. Quando ficamos muito tempo sem comer chegamos na próxima refeição com muita fome, o que gera uma preferência do nosso corpo por alimentos mais calóricos (que a longo prazo pode nos fazer ganhar peso).

4- Aumente o consumo de frutas e verduras. Sei que isso é sempre dito em qualquer situação, mas em tempos de COVID-19 a importância de um sistema imune fortalecido aumenta, e esses alimentos possuem grande concentração de micronutrientes (vitaminas e minerais) que são responsáveis pela nossa imunidade.

5- Não deixe de consumir proteínas (ovo, carnes, feijão, ...). Esses alimentos nos trazem saciedade, e ajudam a evitar aquela vontade de beliscar ao longo do dia.

6- Aproveite o tempo extra para se descobrir na cozinha. Não viva de tele-entrega, pois além de terem um alto custo, normalmente são alimentos feitos com mais óleo e não tão saudáveis. Além disso, existe uma satisfação diferente em comer algo feito por ti.


Lembre-se de que esse é um momento único e tente aproveitar as coisas boas que ele pode proporcionar.

Além de todas essas dicas também não podemos esquecer que somos seres humanos, e que nem sempre conseguiremos dar conta de tudo. Teremos dias melhores e dias piores, e aceitar isso nos fará passar por essa situação de forma mais leve. Não deixe de estar em contato com sua família e amigos e de fazer coisas que você gosta, que o façam se sentir bem.

Estou à disposição caso precise de ajuda com sua alimentação nesse momento.

E, se puder, fique em casa!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page