Buscar
  • luizaferracini

6 dicas para aproveitar o inverno sem culpa

Que temos mais vontade de comer alimentos pesados no inverno é verdade. O que muita gente não sabe é que, junto com isso, o nosso corpo gasta mais energia para nos manter aquecidos, o que torna a perda de peso um pouco mais fácil do que no verão.

O cálculo para perda de peso (de forma bem resumida) é feito de acordo com o que se come menos o que se gasta. Quando o corpo precisa de mais energia gasta mais, o que faz com que essa subtração se torne mais fácil para quem almeja a perda de peso.

Assim como em qualquer época do ano, também é necessário um certo esforço para perder peso no inverno, exatamente pelo tipo de alimento que consumimos. Caldos de batata, aipim e carnes com mais gordura são muito comuns, assim como queijos, massa e vinho. Se conseguirmos diminuir o consumo desse tipo de alimento já teremos um resultado significativo para a retomada para o verão.


Abaixo deixo algumas dicas que podem tornar esse período mais proveitoso para a perda de peso:


1- Abuse de sopas e cremes de legumes. Esse tipo de alimento sacia e tem um valor energético reduzido, sendo perfeito para noites frias.

2- Se a vontade de comer salada diminui, tente fazer verduras e legumes no forno. O nosso corpo pede alimentos quentes, mas sabemos o quanto esses complementos saciam e são importantes em qualquer estação.

3- O mesmo vale para frutas. Tente fazer banana ou maçã com canela no microondas, abuse das frutas de inverno como bergamota e laranja, mas não deixe de consumir.

4- Comece o dia com uma proteína (como ovo, por exemplo). Isso ajudará a sentir menos fome ao longo do dia, o que facilita a perda de peso.

5- Consuma leguminosas (feijões, lentilha, ervilha) nas grandes refeições. Por terem uma fração proteica, também vão saciar mais, além de serem servidos quentinhos e entrarem na linha de "confort food".

6- Aprecie um bom chá. Depois das refeições pode dar vontade de consumir um doce, e minha dica é substituir isso por um bom chá. Ele tirará o gosto do salgado da boca e ainda pode servir como diurético.


É importante respeitarmos o nosso corpo quando sentimos fome, mas com essas dicas você verá que é possível comer menos nessa época do ano. Com certeza seguiremos tomando um bom vinho e consumindo alimentos mais gordurosos, mas é necessário mantermos uma rotina equilibrada para não chegarmos desesperados em novembro sem gostar do "resultado do inverno".

Aproveite tudo de melhor que essa estação pode proporcionar, mas não deixe de aprender que o saudável também pode ser MUITO gostoso!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo