top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

8 dicas para melhorar o funcionamento do seu intestino

Uma das grandes reclamações de pacientes dentro do consultório é a falta de rotina com o intestino. Seja para mais ou para menos, são poucas as pessoas que estão satisfeitas com a forma como o seu funciona.

A alimentação do ser humano se modificou muito nos últimos 50 anos, com aumento no consumo de alimentos industrializados e diminuição de insumos minimamente processados, que segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira deveria ser a base da nossa alimentação. Uma característica marcante dos alimentos industrializados é a baixa quantidade de fibras, que pode ser considerado um dos principais fatores para diminuição do trânsito intestinal.

Alguns sintomas comumente referidos por quem apresenta esse problema são distensão abdominal, presença constante de gases, dificuldades para evacuar e dor ao evacuar. Se você apresenta algum deles, não perca as dicas abaixo para diminuição dos mesmos:

  • Diminua o consumo de alimentos industrializados. Quanto mais ingredientes tiver na embalagem do alimento, mais longe você deve ficar dele.

  • Aumente o consumo de frutas. Não necessariamente você deve consumir mamão todos os dias, mas escolha algumas frutas que você goste e coloque em sua rotina.

  • Adicione aveia às preparações. Esse alimento tem um potencial regulador do intestino que serve tanto para pacientes constipados quanto para intestinos mais soltos. Ela auxilia o trânsito intestinal a funcionar de forma regulada.

  • Fuja de alimentos milagrosos no supermercado. Iogurtes enriquecidos com probióticos, farinhas nunca antes vistas, alimentos em pó com fibras, ... Antes de partir para esse tipo de insumo, tente o "feijão com arroz" com as dicas acima!

  • Falando em arroz... Troque o arroz branco por integral, assim como outros carboidratos (como pão e massa). Também visando aumentar o trânsito intestinal, esses alimentos podem ser essenciais.

  • Crie uma rotina de ida ao banheiro. Tente ir no mesmo horário por vários dias, mesmo que na primeira tentativa não funcione. É importante que seu corpo entenda quando é a hora de ser esvaziado.

  • Diminua o consumo de gordura. Tome cuidado com a quantidade de óleo, azeite de oliva ou manteiga que você tem utilizado para cozinhar e temperar salada, pois isso pode estar influenciando na formação de gases e no mal estar, além de ter um valor calórico alto!

  • Tome bastante água. A água auxilia também no trânsito intestinal, além de nutrir nosso corpo e melhorar muitos outros aspectos de saúde.

É sempre importante lembrar que mudanças na alimentação devem ser orientadas por um profissional da área. Não faça alterações drásticas em sua rotina alimentar sem uma consulta com nutricionista, pois isso pode trazer malefícios a saúde.

Saiba que hoje é possível regular o intestino sem o uso de laxantes, e somente o nutricionista conseguirá mostrá-lo o melhor caminho por completo! Gostou do texto e quer melhorar ainda mais a sua saúde intestinal? Agende uma consulta que conversaremos melhor e traremos ainda mais saúde para o seu dia a dia!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page