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Alimentação saudável e sua relação com o câncer

Desde o Egito antigo (3000 a.C.) já são registradas doenças que se assemelham ao que hoje classificamos como câncer. A doença como causa de morte foi vista pela primeira vez na Europa a partir do século XVII, e desde então se observa um aumento na taxa de mortalidade, principalmente com o início da industrialização.

O câncer pode afetar diretamente as necessidades nutricionais do paciente, aumentando o risco de desnutrição, a depleção muscular e o gasto energético da pessoa. Além disso, alguns tratamentos podem inibir o apetite, causar náuseas e outros sintomas associados.

Abaixo listo algumas dicas para reduzir esses sintomas e aumentar a qualidade de vida de pacientes com essa patologia:

  • Náuseas: deve-se evitar alimentos com cheiro forte ou muito temperados, alimentos ricos em açúcar. Evitar também líquidos durante as refeições.

  • Constipação: Deve-se dar preferência a folhosos verde-escuro e se possível não retirar a casca e bagaço das frutas.

  • Diarreia: deve-se evitar o consumo de frutas com casca e folhosos verde-escuro. Evitar também o consumo de café, bebidas alcoólicas e laticínios. É permitido consumir maçã, goiaba e banana prata.

  • Alteração do paladar/ boca seca: Deve-se evitar alimentos muito secos e estimular o consumo de frutas cítricas para estimular a salivação. Aumentar o consumo de sopas, molhos e cremes.

O paciente com câncer que não apresenta nenhum desses sintomas deve preconizar uma alimentação saudável. Para isso pode-se utilizar como base os “10 passos para alimentação saudável”!

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

  2. Utilizar óleo, gorduras, sal e açúcar em pequenas ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

  3. Limitar o consumo de alimentos processados

  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriado e, sempre que possível, com companhia

  6. Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

  9. Dar preferência, quando estiver fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

O Guia Alimentar para a População Brasileira pode ser encontrado na íntegra nesse link:

http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.phpconteudo=publicacoes/guia_alimentar2014

Nutricionista Luiza Ferracini

CRN-2 12980

Mestre em Ciências da Saúde - UFCSPA

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