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  • luizaferracini

Como montar um café da manhã saudável?

Como muitos sabem, o saudável para um pode não ser para o outro, então não existe fórmula mágica de café da manhã que sirva para todos. Se você está buscando por uma forma de tornar sua rotina mais saudável, acompanhe o texto até o final que o ensinarei a buscar algo que sirva para você!


A primeira dúvida de muitos pacientes é a necessidade de realizar essa refeição. Muitas pessoas acabam acordando sem fome e quando “empurramos” o café inclusive é possível ficar nauseado durante o dia. Se esse é o seu caso, comece a notar o que você está consumindo na noite anterior, está tendo uma rotina balanceada ou consumindo alimentos de alta densidade energética antes de dormir? Se mesmo com a rotina equilibrada você siga sem fome de manhã, tudo bem, respeite o seu corpo e coma quando sentir fome.


Agora, sobre o horário do café da manhã. É realmente necessário acordar extremamente cedo para realizar essa primeira refeição? A resposta é que não. Você deve adequar o horário do café da manhã à sua rotina. Se o seu primeiro compromisso é as 10h, tudo bem você levantar com calma e tomar café as 9h. O que deve ser considerada é a prática de atividades físicas pela manhã, pois se comemos muito em cima da hora é possível que não nos sintamos bem e que a energia vinha da refeição ainda não tenha sido absorvida. Normalmente é indicado que a alimentação seja feita cerca de 1h e 30min antes da prática de exercícios, mas novamente, isso depende do que fará você se sentir bem!


Outra dúvida frequente (e provavelmente a maior delas) é o que comer. Como não existe uma “receita de bolo”, optei por juntar as maiores dúvidas que aparecem dentro do consultório e nas redes sociais e respondê-las aqui:


  • Posso tomar leite no café da manhã?

Caso você não tenha nenhuma alergia ou intolerância a esse alimento, sim, tudo bem consumi-lo! Além disso, nada melhor do que um café com leite quentinho, principalmente nos dias frios, não é mesmo?


  • Qual é o melhor pão para consumir?

Tenho duas grandes dicas para a escolha do pão: a primeira é verificar o tamanho da lista de ingredientes (quanto menor e com mais ingredientes que você saiba o que é, melhor) e a segunda é que, ainda na lista de ingredientes, a farinha de trigo integral ou outros grãos venha antes da “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, pois essa é a farinha de trigo branca.


  • O que é melhor, manteiga ou requeijão?

Isso vai depender muito do seu objetivo. Normalmente para pacientes que desejam perder peso eu recomendo o requeijão light, por ter um valor energético menor. Se você estiver fazendo acompanhamento e a manteiga for importante, ainda assim é possível mantê-la, mas para isso precisaremos organizar o restante da refeição.


  • Qual fruta é melhor para ser consumida nesse horário?

Quanto maior a variedade, melhor! Cada fruta possui nutrientes diferentes e importantes para o organismo, então quanto mais frutas diferentes consumimos, mais estamos nutrindo nossas células.


  • Se eu comer ovo todos os dias no café da manhã, vai me fazer mal?

A resposta para essa pergunta é: depende! Gosto muito de indicar o ovo no café da manhã porque aumenta a saciedade, mas se você possui alguma alergia ou patologia em que esse alimento tenha que ser restrito, existem outras opções que podemos considerar.


  • Adoro passar mel no pão, é muito calórico?

Essa é uma dúvida bem frequente! O mel, apesar de minimamente processado e natural, possui as mesmas calorias do que o açúcar branco, então para pacientes que desejam perder peso é necessário tomar cuidado! Há casos em que esse alimento deve ser um pouco mais restrito e em outros menos, novamente a individualidade me impede de responder de forma precisa aqui.


O café da manhã é a minha refeição preferida, e por isso adoro mostrar para os pacientes como podemos inventar e deixar esse momento muito gostoso.

Essas são as perguntas que mais recebo no consultório sobre o assunto, mas se você tiver alguma dúvida diferente, comente aqui no post que eu respondo!

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