top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Devo fazer suplementação de colágeno?

A suplementação de colágeno é um assunto que está em alta dentro das consultas nutricionais. Muitos pacientes desejam a pele perfeita, e acreditam que tomando essa proteína irão garantir a juventude da pele.


O que é o colágeno?


O colágeno é uma proteína que garante firmeza e elasticidade para a pele. Essa proteína é produzida pelo corpo e também pode ser encontrada em carnes, gelatina, entre outros. Além da importância estética, o colágeno também é fundamental para as articulações, cartilagens, tendções, etc, prevenindo o desgaste dos ossos.


Quais são os tipos de colágeno?


Existem 4 tipos de colágeno:

  • Colágeno tipo 1 - Diretamente relacionado com pele, cabelo e unhas, provendo melhor hidratação, elasticidade e brilho.

  • Colágeno tipo 2 - Proteína estrtutal da cartilagem e articulações, atua em minimizar problemas e dores articulares.

  • Colágeno tipo 3 - Contribui para melhor formação das células de suporte de estrutura como músculos, ossos e artérias

  • Colágeno tipo 4 - Atua como uma rede, que ao se associar a moléculas fibrosas, forma uma membrana que age como filtro.

Onde encontramos colágeno na alimentação?


O colágeno será encontrando em tecidos conjuntivos de origem animal (pele bovina, caldo de ossos, etc). Além disso, podemos encontar na clara do ovo e derivados do leite de vaca. O que acontece é que não é exatamente a proteína que é ingerida que é absorvida. Essa proteína é digerida e decomposta em moléculas menores (aminoácidos, vitaminas e minerais) que nós absorvemos, e dessa forma o nosso organismo consegue produzir o tipo de colágeno que está precisando.


A suplementação de colágeno funciona?


Os resultados de estudo para a suplementação de colágeno visando a melhora da elasticidade da pele são bem controversos. Uma recente revisão sistemática sobre o assunto mostra que a ingestão de colágeno tipo 1 pode sim apresentar melhora nos aspectos de pele. Para articulações, é indicado que se consuma o colágeno tipo 2.


Muito mais importante do que a suplementação de colágeno em si, é importante que tenhamos na nossa alimentação alimentos fonte de vitaminas C, A, E, biotina, cobre e zinco, pois esses nutrientes são os que chamamos de precursores do colágeno. São eles que estimulam a produção de colágeno no nosso corpo, e sem isso de nada adianta fazermos a suplementação do colágeno em si. A ingestão desses nutrientes se torna ainda mais importante para pacientes veganos, tendo em vista que as fontes de colágeno vem de origem animal.


A suplementação de colágeno em pó algumas vezes também é utilizada para suplementação proteica para pacientes que apresentam intolerância ao Whey Protein ou outros suplementos proteicos.


Gostou de saber mais sobre o colágeno? Agende já uma consulta para entendermos se a suplementação de colágeno é indicada para você!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page