Buscar
  • luizaferracini

Exagerei no final de semana, e agora?

Atualizado: 27 de Jul de 2020

Segunda-feira é o dia mundial de reiniciar a "dieta", não é mesmo? Na minha experiência, mesmo quando o paciente consulta durante a semana, espera até a segunda seguinte para de fato se organizar e iniciar as mudanças. Coloquei no Google o título desse texto, e olhe o que aparece logo abaixo:



Primeiramente é importante nos darmos conta desse hábito e olharmos para trás, vendo se realmente funciona começar algo na segunda-feira. Quem sabe, para um próximo momento, não escolhemos outro dia para começar ou voltar? A segunda acaba sendo longe do final de semana, então a motivação inicial acaba terminando antes de sexta-feira, aumentando o risco de desistência.

Para quem já exagerou no final de semana e deseja voltar hoje mesmo, a dica é: não compense. Não deixe de comer o que está acostumado, ou o que está prescrito no plano alimentar. Quando mais restringimos, maior o rebote depois. Um final de semana pode sim ter afetado o seu objetivo, mas é preferível que você o alcance um pouco depois do que sofra restringindo demais a alimentação nos primeiros dias da semana.

A segunda-feira já é conhecida como um dia "ruim", e se trouxermos mais uma preocupação ou tristeza podemos estar nos sabotando. Comece a semana com calma, consumindo alimentos que o façam bem e ao mesmo tempo nutram o seu organismo. Nada de "alface e frango" o dia todo, siga sua rotina normalmente. Abaixo deixo algumas dicas de como "voltar para os eixos" após um final de semana diferente:

  • Consuma alimentos proteicos. Além da sua rotina normal, tente adicionar proteína aos lanches, pois isso trará mais saciedade ao longo do dia.

  • Use e abuse de chás. Quando exageramos, acabamos retendo bastante líquido no corpo, e os chás auxiliam na eliminação.

  • Não passe fome. Ouça o seu corpo, passar fome no primeiro dia de uma modificação de alimentação pode desmotivar, e fazer com que voltemos a hábitos anteriores.

  • Procure ajuda. Notou que a segunda-feira é sempre um dia pesado de recomeço de dieta? Busque um nutricionista que auxilie você a deixar o final de semana mais leve!

O ideal é que a segunda-feira não precise ser um dia de recomeço. Sempre frizo que o nosso cérebro não sabe em que dia da semana estamos, então "se afundar" de sexta a domingo e restringir de segunda a quinta-feira nunca vai ser a melhor opção. Temos que encontrar equilíbrio em nossa rotina ao longo dos 7 dias da semana.

Acredito que nada precise ser sofrido, e, inclusive, o termo "dieta" deve ser abolido do nosso dicionário. Quando decidimos modificar a alimentação devemos fazer isso de forma duradoura e sem grandes restrições. Só assim conseguiremos alcançar e manter os nossos objetivos.

Sabemos que o reganho de peso acontece muito mais em pessoas que fazem grandes restrições por curtos períodos de tempo do que em pessoas que modificam o estilo de vida e trazem equilíbro para o seu dia-a-dia. E é importante ressaltar que equilíbrio também inclui aquela refeição afetiva do final de semana (o churrasquinho, um bom jantar entre amigos, etc). Na maioria das vezes conseguimos conciliar um estilo de vida saudável com momentos sociais.

Considero que "ser saudável" entra em 80% do tempo realizar refeições que nutram o corpo e nos outros 20% ser possível aproveitar um bom vinho e alguma situação que ultrapasse um pouco o que estamos acostumados. Gosto inclusive de dizer que esses 20% nutrem a alma, apesar de hoje também sentir que estou nutrindo a alma lá nos 80%. Aprender a ter prazer com a alimentação saudável também faz parte do processo, e torna tudo mais tranquilo e leve.

E aí, o que está esperando para parar de sofrer na segunda-feira? Entre em contato que marcamos uma consulta e organizamos sua rotina!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo