Um estudo recente mostrou que pacientes que contém melatonina no pulmão podem ser protegidos do COVID-19. Sabemos que somente um estudo não é o suficiente para termos certeza disso, mas de qualquer forma resolvi escrever sobre a melatonina, para que todos possamos cuidar de nossa rotina e alimentação nesse sentido.
Vale lembrar que o estudo não indica o consumo de melatonina para esse fim, a melatonina estudada foi aquela sintetizada pelo cérebro no turno da noite, que pode também ser sintetizada por outros órgãos, e por isso cito tanto a rotina e alimentação, e não suplementação.
Agora, quais hábitos devemos evitar para proteger a melatonina no nosso corpo:
Uso intenso de iluminação artificial antes de dormir;
Sono fracionado;
Aparelhos luminosos e barulhentos dentro do quarto de dormir;
Luzes de led que ficam ligadas durante a noite toda;
Muita claridade ao deitar;
Uso de telefones celulares ao deitar.
Sabe-se que a alimentação influencia muito na qualidade do sono, e por isso ela entra como alerta para a produção desse hormônio. Estudos mostram que a ingestão de grande quantidade de comida perto da hora de dormir pode influenciar no sono (e na produção de melatonina), principalmente em mulheres. Alguns alimentos podem, inclusive, auxiliar na produção de melatonina (notem que isso é diferente de o alimento ser rico em melatonina):
Banana
Casca de uva
Abacaxi
Grão-de-bico
Aveia e outros cereais integrais
O hormônio melatonina também está associado à imunidade, e a alimentação saudável também pode auxiliar nesse processo. Quando falamos de COVID-19, só um aspecto não é o suficiente para a prevenção. Ainda se sabe muito pouco, então todo o cuidado é necessário.
Deixo abaixo algumas dicas de alimentação para manter sua imunidade em dia:
Estabeleça uma rotina alimentar
Evite alimentos processados e ultraprocessados
Aumente o consumo de frutas e vegetais
Prefira alimentos integrais
Controle o consumo de doces
Investigações do mundo inteiro também relacionam o COVID-19 com sobrepeso e obesidade, e por isso a alimentação se torna ainda mais importante nesse momento. Sabemos que é difícil manter a rotina em um momento de tensão e quarentena, mas só assim conseguiremos nos manter fortes.
Está esperando o que para agendar sua consulta e se proteger contra o COVID-19?
Comments