Buscar
  • luizaferracini

Perder peso X emagrecer. Você sabe a diferença?

Quem nunca se deparou com uma "dieta detox" que diz gerar perda de peso de 3kg em um dia? É possível que você (assim como eu) já tenha inclusive caído em um desses contos. A verdade é que a propaganda desse tipo de protocolo está correta. Você consegue sim perder peso em um dia, o que não significa que você emagreceu esses quilos.


É, não existe milagre. Esses protocolos funcionarão, principalmente em pessoas que não possuem uma rotina de alimentação regrada, sabe por que? Porque o peso perdido nesse dia (ou semana) detox é baicamente líquidos, toxinas, etc.


Importante ressaltar que esses protocolos não devem ser demonizados, alguns deles são pensados por profissionais e servem exatamente para esse fim. O que deve sempre ser considerado é o motivo pelo qual VOCÊ estará utilizando. Se o motivo é emagrecer, fuja para as colinas e busque um profissional da área.


Ok, acima citei o que NÃO é emagrecer... mas afinal, o que É?


O termo emagrecimento (inclusive segundo o dicionário) é utilizado para perda de gordura e diminuição do peso corporal. A perda de peso faz parte do emagrecimento, mas não são sinônimos. Esse é um dos grandes motivos pelo qual a balança não deve ser o único, e nem o principal, parâmetro para acompanhar o emagrecimento.


Qualquer mudança no corpo, inclusive ir aos pés e urinar, pode fazer diferença no peso. Ao longo do dia chegamos a ter 1 quilo de diferença por esses motivos. E pense, o quanto você fica feliz quando sobe na balança e está com 1 quilo a menos? Pois é... Uma avaliação completa é necessária para saber se você realmente emagreceu ou essa é uma variação normal do seu corpo, até porque essas variações são extremamente individuais.


Os melhores parâmetros de todos são suas roupas e um espelho, porque o que realmente importa é como VOCÊ se enxerga, e não o que números mostram. Dentro do consultório trabalho muito a autoestima com meus pacientes, os auxiliam a voltar a se amarem, mesmo sem um corpo escultural, e ensino que o emagrecimento é consequência de hábitos saudáveis e constantes.


É necessário encontrar uma rotina alimentar que você goste e consiga seguir em sua vida (e garanto que um protocolo detox não é uma opção). Pergunte a você mesmo se quer perder peso rápido ou se deseja manter um corpo saudável para o resto de sua vida.

 

Quer emagrecer com saúde? Agende sua consulta agora mesmo e vamos melhorar juntos a sua rotina alimentar sem sofrimento!

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo