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  • luizaferracini

É possível emagrecer só com musculação?

Cada vez mais a população procura por academias para fugir do sedentarismo. Seja pela praticidade, preço ou desespero para emagrecer, é uma opção que tem se tornado popular. Existem pessoas que fogem do exercício aeróbico (corrida, bicicleta, etc) e veem a musculação como a solução para emagrecer, mas será que é mesmo?


Qualquer atividade física gera queima de calorias, e a musculação está inclusa nisso. Mas além disso, a musculação estimula o ganho de massa magra. Esse estímulo da musculatura pode, inclusive, aumentar o seu gasto energético - inclusive em repouso.


O resultado disso não vem imediatamente na balança, pois a massa magra também possui um peso, mas mesmo assim você está emagrecendo (pois o conceito de emagrecer é perder gordura, e não peso). Pensando nisso, sim, é possível emagrecer fazendo somente musculação, e além disso você tem outros benefícios, como:


  • Aumenta sua força - além de queimar gordura, a musculação também melhora a musculatura

  • Diminui as lesões - em função do aumento da musculatura, esse tipo de exercício protege o corpo de lesões causadas por falta de força

  • Melhora o humor - a musculação libera hormônios que trazem sensação de bem-estar


Para conseguir os benefícios de qualquer tipo de exercício físico, deve-se aliá-lo à alimentação individualizada. Uma dúvida muito comum é sobre o pré e pós-treino, como se só essas duas refeições modulassem todos os resultados. Principalmente para quem deseja perder peso, deve-se adequar todas as refeições do dia, e não necessariamente é preciso consumir o pré e pós-treino sempre.


Lembrando também que o ideal é sempre procurar um educador físico para avaliar se esse tipo de exercício é adequado para você, e que a combinação de exercício aeróbico e anaeróbico é sempre o ideal. Associar a musculação à caminhada, bicicleta ou outros exercícios desse tipo pode potencializar seus resultados.


Outro ponto que sempre gosto de ressaltar é: o bom não é inimigo do ótimo. É preferível que você faça só musculação do que ser sedentário. O sedentarismo sim é o verdadeiro vilão. E assim como a melhor "dieta" é aquela que o paciente vai seguir, o melhor exercício é aquele que você consegue manter CONSTÂNCIA!


Então, com essas informações, busque por um nutricionista e um educardor físico para melhorar sua qualidade de vida e obter resultados duradouros! Agende já sua consulta!

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