top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

5 dicas para se livrar da vontade de doce após as refeições

Não é de hoje que a sobremesa faz parte da rotina de diversas pessoas. Seja um chocolate ou a sobremesa do buffet, é sempre difícil resistir a essa tentação. Uma das dificuldades que mais escuto no consultório é sobre o doce.


Quando pergunto, no questionário pré-consulta qual o alimento que "se eu não colocasse no plano seria horrível", mais de 50% das pessoas respondem que é o doce. E estou aqui hoje para desmistificar isso, para que você deixe de pensar no doce como um vício e um vilão, e passe a vê-lo como um luxo que você pode se dar eventualmente.


Em alguns casos é possível inclusive conciliar o doce todos os dias no plano alimentar, sabia? Dependendo do seu objetivo, conseguimos adicionar na rotina para que a perda de peso aconteça sem sofrimento. É claro que abrimos mão de alguma outra coisa, e combinamos juntos a quantidade, mas é possível emagrecer comendo doce.


Abaixo coloco algumas dicas para se livrar da necessidade de doces após as refeições:


  1. Pondere: Verifique se você está comendo pelo hábito ou por vontade genuina. Faça o teste de escovar os dentes logo depois da refeição salgada e note se a vontade de comer um doce segue. Se não seguir, é porque você realmente não precisava naquele momento.

  2. Faça trocas: Se você vê que está em uma época que sente mais vontade genuína (conforme a dica acima), faça trocas inteligentes (por exemplo, não coma o carboidrato da refeição para consumir o doce depois, ou substitua um dos lanches pelo doce). Lembrando que esse tipo de troca não deve ser feita todos os dias.

  3. Considere luxo: O doce pode ser visto como um presente para si mesmo. O que você tem que pensar é: eu preciso me presentear todos os dias?

  4. Coma com companhia: Deixe para comer sobremesa em momentos especiais, com pessoas especiais. Na rotina temos que ver valor na refeição salgada, e deixar o luxo (veja a dica acima) para momentos em que ele será realmente aproveitado.

  5. Procure ajuda: Se você tentou e viu que nenhuma dessas estratégias funciona, busque por um nutricionista que possa instruí-lo a conciliar uma rotina saudável com o consumo do doce. É possível, mas sozinho é difícil que você consiga.

As vezes temos hábitos que estão prejudicando o nosso processo de emagrecimento e não nos damos conta. Achamos que "um chocolatinho depois do almoço não vai fazer diferença", mas faz. Por isso é tão necessário pedir ajuda de um profissional para adequar o seu consumo diário.


O que eu mais ouço no consultório é "eu faço tudo direitinho e mesmo assim não emagreço, deve ter algum problema", e quando fazemos o recordatório o único problema é comer demais.

 

O que você está esperando para perder peso sem sofrimento? Agende já sua consulta para que possamos tornar isso possível!




51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page