top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Cansado de sentir desconforto gastrointestinal após as refeições?

Diversos pacientes relatam, ao serem questionados sobre sua saúde gastrointestinal, se sentirem estufados após as refeições, ou terem constante presença de gases, barulhos e sensações que incomodam. Cada vez mais isso é comum, e muitas pessoas acreditam que "eu sou assim mesmo, já me acostumei".


Saiba que você não precisa se acostumar com esse tipo de desconforto. Assim como uma dor, esse tipo de sintoma também significa que o nosso corpo está mostrando que tem algo errado. Abaixo listo alguns motivos que podem estar ocasionando esse tipo de sensação em você:


  1. Alto consumo de alimentos gordurosos

  2. Desregulação da flora intestinal

  3. Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Cada um desses motivos terá um tipo de tratamento e acompanhamento, mas antes de iniciar algo temos que tentar desvendar o real motivo. Hoje, na Nutrição, sabe-se que não se trata somente o sintoma, e sim o que está fazendo com que ele aconteça.


Algumas semanas atrás postei dicas sobre como melhorar o funcionamento do intestino, e elas valem também para as situações acima. A grande diferença é que quando temos uma das causas listadas de forma crônica, a alimentação "saudável" muitas vezes não é o suficiente.


Nesses momentos o profissional pode indicar estratégias como o uso de probióticos ou um período com uma dieta pobre em FODMAPS (veja que utilizei o termo DIETA para algo passageiro, com início, meio e fim). Para saber qual dessas estratégias (ou se tem alguma outra) que vá funcionar para o seu caso, é necessário contatar um profissional e fazer uma avaliação completa de sua rotina, sintomas, estilo de vida, além de avaliação física.


Sentir-se bem deveria ser o normal, e não viver com esse tipo de desconforto. Eu mesma convivi com isso durante alguns anos achando que era o meu funcionamento, e quando descobri que poderia ser muito melhor do que isso, minha vida mudou. Não fico mais constrangida na frente de outras pessoas pelos barulhos da minha barriga ou algo do tipo, e você pode viver isso também.


Agende uma consulta para melhorar sua qualidade de vida e diminuir os desconfortos causados pelo intestino!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page