Buscar
  • luizaferracini

Como fazer bom uso de laxantes naturais?

Não é segredo que a maior parte das pessoas sofrem com relação ao seu intestino, não é mesmo? Dentro do consultório isso aparece de diversas formas. Existem pessoas que acreditam que o seu intestino "é assim e ponto", pois nunca souberam que poderia ser diferente, e outras que já vem com queixas de intestino preso ou instável, e tudo isso é tratável.


Na anamnese (parte da consulta em que conheço melhor vocês para bolarmos a estratégia nutricional) eu tenho perguntas minunciosas sobre o funcionamento do intestino, incluindo formato das fezes (o que gera boas risadas no momento da consulta). É importante que os pacientes sejam sinceros nesse momento, pois a Nutrição vai muito além da prescrição do plano alimentar - também melhoramos sua qualidade de vida nesse sentido!


Sabemos que existem alimentos que possuem efeito laxativo (e isso é de grande ajuda para pacientes constipados). Além disso, também podemos fazer uso de probióticos (bactérias benéficas que auxiliam na regulação do intestino), mas isso não é assunto para hoje.


Fora alimentos específicos, também é importante termos uma boa rotina alimentar e intestinal. Lembre-se que sintomas no nosso corpo dificilmente são causados por só um fator.


Agora, quais são esses alimentos com potencial laxativo e como podemos fazer bom uso deles?


  • Mamão: pode ser consumido em sucos ou in natura pela manhã. Auxiliam na regulação do intestino preso em função da quantidade de fibras insolúveis e compostos específicos.

  • Ameixa: da mesma forma que o mamão, apresenta compostos que auxiliam no aumento do trânsito intestinal. A melhor forma de consumo para esse fim é ameixa seca. Pode ser consumida sozinha ou em forma de chás.

  • Bebidas mornas pela manhã: a bebida morna, quando entra no nosso trato gastrointestinal, acaba aumentando o trânsito intestinal (se for chá de ameixa então, melhor ainda).

  • Café: para algumas pessoas essa bebida acelera o trânsito intestinal na hora! Isso acontece em função da gastrina e da colecistoquinina. Cuidado: diferente dos outros, o café pode apresentar efeitos colaterais.

Fora os alimentos com efeito laxante, também temos os reguladores de intestino (que servem tanto para constipação quanto para a diarreia). Entre eles podemos citar a aveia (em função do seu tipo de fibras), a chia e a berinjela.


Cuidar do seu intestino fará com que você pare de sentir desconforto intestinal após as refeições, sinta-se mais leve ao longo do dia e só lembre do seu intestino na hora de ir aos pés. Esse último é o maior sintoma positivo de que sua saúde intestinal está em dia.

Viu como o nutricionista faz muito mais do que prescrever dieta? Está esperando o que para cuidar da sua saúde como um todo? Agende já sua consulta!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo