top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Como mudar a mentalidade de dieta?

Quem acompanha meus textos sabe que eu muito evito o uso da palavra dieta, e nem acredito que seja isso que eu passe para meus pacientes em consulta. O termo dieta nos remete a algo com início, meio e final, que seja passageiro e que gera muito sofrimento no processo, concordam?


É exatamente o contrário disso que quero que meus pacientes vivam. Quero sempre que as mudanças adquiridas no consultório sejam levadas para a vida, e que esse peso perdido durante o acompanhamento se mantenha longe por muitos anos.


Agora, tudo isso parece lindo, mas como colocar em prática?


  1. Pare de classificar os alimentos como bons e ruins. Sabemos que quando fazemos dieta, somos proibidos de comer uma série de alimentos. Quando estamos modificando nosso estilo de vida, é possível variar a alimentação incluindo alimentos considerados "ruins" por muitas pessoas.

  2. Você pode comer de tudo, mas não tudo. Coloque na cabeça que você nunca mais precisará deixar de comer em um evento social ou levar sua marmita. Você pode sim confraternizar e consumir o que for servido, mas não precisa comer como se fosse a última vez. Esses eventos acontecem sempre, então saboreie o alimento e saiba quando parar.

  3. Reconecte-se com a sua saciedade. Quando foi a última vez que você parou de comer antes de se sentir estufado? Pois é, nesse ponto, já estamos saciados faz tempo.

  4. Coma devagar. Saboreie os alimentos, passe-os por todos os cantos da boca e língua, e veja tudo o que eles tem a oferecer. Largue os talheres entre as garfadas e aproveite o momento, independente de estar comendo uma salada ou um hamburguer.

  5. Pare de pensar só em comida. Existem pessoas que saem da mesa já pensando na próxima refeição. O que acha de encontrar outros pensamentos nesse meio tempo? Leia, escreva, faça exercícios, mas retire a alimentação da cabeça. Nosso corpo não pode controlar nossa mente.

  6. Cozinhe. Criar o hábito e gosto pela comida faz com que saibamos o que estamos consumindo e exatamente o que gostamos. Você ficará mais exigente com o que come, e não se deixará levar tão fácil por delivery ou restaurantes.

Colocando essas dicas em prática você estará construindo uma modificação de hábitos alimentares e estilo de vida, e não ficará preso a um plano alimentar para sempre. Meu objetivo é sempre que você se torne autodidata com a alimentação, para poder leva-la de forma leve pelo resto de sua vida!


Vamos modificar juntos a mentalidade de dieta? Agende já sua consulta que esto pronta para ajudar!

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page