top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Como resistir às tentações no supermercado?

Ir ao supermercado, para muitos, é um desafio. Canso de ouvir no consultório relatos do tipo "estava tudo bem, mas fui ao supermercado e não resisti ao chocolate". Mesmo quem vai regularmente, cede a algumas tentações quando entra no supermercado e dá de cara com alimentos hiperpalatáveis e que muitas vezes nos trazem memória afetiva.


Saiba que isso é normal. Todo o layout do supermercado é pensado para que você consuma os alimentos que eles querem, e não o que realmente está na sua lista.


Falando em lista, seguem as dicas para resistir às tentações:


  • Sempre tenha uma lista de compras antes de ir ao supermercado

Isso mesmo! Escrever (em um papel, ou nas notas do celular) o que realmente está faltando em casa ajuda a manter o foco e não comprar nada em excesso. Antes de sair para o super, dê uma boa olhada nos armários e na geladeira, e organize a lista com o que falta - incluindo as quantidades. Além disso, também é válido pensar nas refeições da próxima semana (fazer um cardápio semanal).

  • Organize a lista pelo caminho do supermercado

Se você vai sempre ao mesmo mercado, fica fácil lembrar por que lado você entra e quais são os primeiros produtos a pegar. Assim você não ficará passeando (indo e voltando) pelas gôndolas, aumentando as chances de pegar algo desnecessário.

  • Nunca vá ao mercado com fome

Se eu pudesse grifar uma dica, seria essa. Cuide para não entrar no supermercado com fome, pois nesses momentos nosso pensamento racional fica de lado e acabamos pegando opções práticas (como industrializados, doces) que não seriam necessários.

  • Pule alguns corredores

Sabe o corredor dos biscoitos e a bomboniere? Se possível, não entre! É muito mais fácil resistir se você não se propõe nem a olhar as promoções desses locais. Lembrando que esses corredores são os mais coloridos, e que chamam nossa atenção. Toda a indústria pensa nas embalagens para nos dar vontade de comprar e comer.

  • Vá alem da altura dos olhos

Essa dica vale tanto para a escolha dos alimentos quanto para a data de validade. Normalmente o que é colocado na altura dos olhos dos consumidores é o que precisa ser vendido (seja por validade, preço, etc), então não deixe de olhar para cima e para baixo. (Isso também vale para as crianças! Na altura dos olhos delas sempre estão os alimentos mais chamativos e gostosos)

  • Prove novas frutas e legumes

Proponha desafios para si mesmo. Vá ao supermercado pensando em comprar para provar algum legume ou fruta novos. Além de estimular seu paladar, também prende sua atenção ao longo da jornada ao supermercado.


Seguindo essas dicas você provavelmente não terá mais problemas ao ir ao supermercado. Além disso, a visita ficará muito mais rápida e prática, fazendo com que as compras deixem de ser um martírio.


Não posso deixar de relembrar também a importância de guardar os alimentos na geladeira logo que chegar em casa, lavar as frutas e legumes e deixar tudo pronto para o consumo. Isso evitará o despercício, pois quando temos preguiça de usar os alimentos acabam indo fora.


Gostou das dicas? Em consulta conversamos muito mais sobre como melhorar a sua rotina alimentar - que vai muito além da hora da refeição! Agende já sua consulta para aprender cada vez mais!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page