top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Dá tempo de emagrecer para o verão?

Aqui estamos nós, na última semana de novembro. Bem no meio da "alta temporada" para nutricionistas, quando muitos pacientes entram em contato em busca do "corpo de verão". Devo dizer que essa busca se intensificou ainda mais nesse ano, em função da pandemia, mas acontece em todos os anos.


Um ponto positivo que notei especificamente em 2020 foi mais consciência com relação a saúde, mais do que o corpo perfeito. Acredito que o COVID-19 tenha trazido muito mais preocupação com imunidade, ingestão correta de vitaminas e minerais e apreensão para quem está acima do peso.


Gostaria que esse sentimento de saúde se mantivesse para os próximos anos, pois a busca pelo corpo ideal um mês antes da época de praia começar é pouco sustentável. Entramos novamente no pensamento de "dieta", com início, meio e final. Vejo muitas pessoas se preparando em dezembro para poderem "jacar" nas ceias de Natal e ano novo.


Assim como comer pouco durante a semana e "abusar" no final de semana não funciona, comer pouco em dezembro e "abusar" nas festas e nos meses de janeiro e fevereiro também não. A conta para manter um corpo saudável (em peso, saúde, imunidade) não fecha.


Volta e meia recebo perguntas do tipo "ainda dá tempo de perder peso até o verão?", e a resposta é SIM, se você estiver disposto a manter isso ao longo do próximo ano também. Sabemos que grandes variações de peso (efeito sanfona) geram estresse no nosso corpo e isso é exatamente o contrário do que chamaríamos de vida saudável, e para que isso não aconteça, teremos que fazer escolhas, comer com mais consciência e ajustar nossa rotina alimentar.


Mesmo não gostando do termo utilizado, a frase "a melhor dieta é aquela que o paciente consegue seguir a longo prazo" é ótima. Se encontrarmos uma forma de que você perca peso sem sofrimento e que depois consiga MANTER esse peso, ainda dá tempo de emagrecer para o verão. Se você pensa em fazer algo extremamente restritivo, olhe para trás e veja se alguma vez obteve sucesso.


Importante ressaltar que quando falo em sucesso não é somente atingir um número X na balança, e sim saúde física e mental juntas. Você teve episódios de descontrole com a comida durante esse processo? Começou a ter medo da comida? Se pesou mais do que 1x na semana? Todos esses são indícios de que a mente não estava tão saudável quanto o corpo aparentava.


Então, com os fatos acima, sugiro que você mude a mentalidade. Ao invés de emagrecer para o verão, procure emagrecer para a vida. Procure modificar a forma como você se relaciona com a comida para não precisar fazer dieta nunca mais. Fuja de pensamentos que boicotem e volte a enxergar alimentos como sociais, acolhedores e que trazem benefícios para o organismo!

 

Vamos juntos emagrecer para a vida? Agende já sua consulta!

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page