Durante muito tempo nutricionistas e pacientes trataram a alimentação como apenas ingestão de nutrientes (vitaminas, minerais, macronutrientes). Esse tipo de acompanhamento é muito importante, e nunca deve ser esquecido. Porém, é ainda mais essencial quando falamos de tratamentos de doença com a alimentação.
Existem diversas patologias que devem ser tratadas com modificação de estilo de vida junto com medicação. Muitos pacientes esquecem dessa parte, e por isso uma das grandes frases que falo no consultório é "se um médico pedisse para que tu tomasse uma medicação, tu dirias que 'vai tentar'?". A Nutrição no tratamento de doenças não é levada tão a sério, mesmo quando o objetivo é perda de peso.
O emagrecimento é mais efetivo quando a motivação vem direto do paciente, e não como "ordem médica". Por que será que temos esse bloqueio, mesmo se tratando de saúde tanto quanto ingerir comprimidos? Porque é muito mais difícil modificar hábitos incrustados. Outro fator é a falta de credibilidade que muitos pacientes dão a si mesmos, pois como já estão com a patologia, já desistiram de "levar uma vida saudável", pois a conta já veio.
Por isso é tão importante falarmos em tratamento - com ou sem necessidade de perda de peso. O peso é somente um dos parâmetros que utilizamos para medir sucesso na área da Nutrição. Temos exames laboratoriais que podem ser monitorados (colesterol, triglicerídeos, vitaminas e minerais, ...), avaliação física por meio de circunferências e composição corporal.
As metas que devem ser alcançadas também podem variar. Podemos combinar o aumento ou diminuição da ingestão de algum micronutriente (vitamina ou mineral) específico, algum tipo de exercício físico, aumentar o consumo de alimentos minimamente processados, entre muitas outras.
Não tenha receio de buscar a ajuda de um nutricionista para complementar o tratamento de alguma doença, pois enquanto os medicamentos apresentam efeitos colaterais (normalmente tomamos um remédio para melhorar algo que outro desregula) os alimentos não tem esse problema, e podem melhorar também outros parâmetros.
E melhor ainda: além de estar tratando algo que prejudica sua saúde, você também aumenta sua auto-estima, ganha qualidade de vida, disposição e se torna sua melhor versão. Os dois objetivos (saúde e estética) muitas vezes andam juntos, e quando o paciente vem ao consultório "obrigado" por um familiar ou outro profissional, acaba não se dando conta disso.
Quando vemos os ganhos que modificar esse estilo de vida nos traz, é impossível voltar atrás. Cada vez mais vamos querer nos sentir daquela forma, fortes, felizes e dispostos.
E você, o que está esperando para sentir tudo isso? Seja por estética ou alguma doença, marque já sua consulta para chegarmos na sua melhor versão... sem sofrimento!
Comments