top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

"Nutri, eu não nasci para fazer dieta"

É, a frase "eu não nasci para fazer dieta" é muito repetida dentro do consultório. Não é raro que, na primeira consulta, o paciente traga experiências anteriores - com e sem acompanhamento - que falharam a longo prazo. Já ouvi inclusive a frase "essa é minha última tentativa".


Por que será que "fazer dieta" é tão difícil? E por que será que, mesmo sabendo disso, seguimos tentando? Posso escrever uns 10 textos sobre os padrões estéticos que nos são impostos, e que acabam sendo muito mais importantes do que a saúde para muitas pessoas, mas esse não é o foco de hoje.


Nenhum ser humano nasceu para fazer dieta, essa é a verdade. Restringir calorias é algo que o nosso corpo não entende muito bem - principalmente quando restringimos MUITO. Aliás, quanto maior a restrição energética, mais o nosso corpo se defende, "guardando" o substrato consumido, diminuindo o gasto energético, e dificultando cada vez mais a perda de peso.


Mas e aí, qual a solução?


Existe uma frase que diz que "a melhor dieta é aquela que o paciente seguirá para o resto da vida", e eu não poderia concordar mais (quem já consultou comigo sabe). O motivo dito se dá por, nesse caso, não ser exatamente uma DIETA - e tudo o que essa palavra nos trás de ruim.


O termo "dieta" nos remete a algo com início, meio e final. As pessoas contam os dias para que a dieta acabe e possam voltar a sua rotina "normal" (e isso gera, muitas vezes, o reganho de peso, efeito sanfona, etc). Todo mundo fala "ESTOU de dieta", e não "Sou de dieta", ou algo do tipo.


Entendeu onde eu quero chegar? Dentro do meu consultório os pacientes são desencorajados a fazer dieta. O grande objetivo é que se tornem autônomos com a sua alimentação, não precisando seguir algo que está escrito em um aplicativo ou folha de papel. Essa é a grande jogada para que a sua perda de peso dure o resto da vida.


Melhorar o seu relacionamento com a comida, aprender a fazer escolhas conscientes e sentir prazer nisso é um caminho sem volta. Chega de brigar com a comida, chega de fazer detox durante uma semana e "jacar" na outra. Equilíbrio e constância é o que fará com que você tenha resultados duradouros.


Gostou? Agende já sua consulta e vamos juntos buscar resultados que você leve para a vida toda!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page