top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Queda de cabelo na pandemia, como lidar?

Os relatos de queda de cabelo na pandemia tem se tornado assunto comum dentro do consultório e nas redes sociais. principal diagnóstico é o chamado eflúvio telógeno, nome que se dá ao encurtamento do ciclo de vida dos cabelos.


O fio tem três fases: anágena (fio em crescimento), catágena (fio maduro ainda no folículo) e telógena (fio em queda já destacado do folículo). O tal eflúvio telógeno ocorre quando, por alguma razão, os fios que deveriam estar em fase de crescimento pulam para a fase de queda.


É possível notar a queda no momento do banho e ao longo do dia, mas também a diminuição de volume de cabelo. Ainda não há muitos estudos entendendo a relação entre o COVID-19 e a queda de cabelo, mas se sabe que infecção e inflamação estão diretamente relacionadas ao eflúvio telógeno. Outro fator que pode causar essa queda de cabelo é estresse. E, mais uma vez, a pandemia do COVID-19 nos trouxe diversas situações de estresse e até traumas.


O ponto que nos cabe aqui é a relação com a Nutrição. Já existem estudos demonstrando a modificação de hábitos alimentares dos brasileiros na pandemia. O desequilíbrio alimentar ou dietas muito restritivas também podem levar à queda de cabelo. Lembre-se que para que o nosso corpo leve nutrientes até os cabelos, todos os órgãos vitais já devem estar nutridos, e isso significa que temos que consumir alta quantidade de nutrientes (legumes, verduras, frutas, grãos, ...).


É importante nos atentarmos ao consumo de alguns nutrientes específicos nesse momento, para prevenir ou descelerar esse processo de queda:


  • Zinco

  • Biotina

  • Vitamina D

  • Vitamina B12

As deficiências desses quatro nutrientes já foram relacionadas com queda de cabelo (não necessariamente proveniente do COVID-19.


Uma alimentação equilibrada e a suplementação correta (indicada por profissional da área) podem ser essenciais para reversão ou diminuição do quadro. Evite suplementações sem orientação, pois o excesso de nutrientes também pode ser tóxico.


Quer saber mais sobre queda de cabelo e equilibrar sua alimentação? Agende já uma consulta!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page