top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

Preciso de suplementos para emagrecer?

Na busca pelo milagre do emagrecimento ou do ganho de massa magra, muitos pacientes recorrem à suplementos alimentares (whey protein, creatina, etc), e na maioria dos casos, sem acompanhamento de um profissional. Por que será que os suplementos estão associados ao emagrecimento, além do ganho de massa magra?


Alguns anos atrás uma grande marca veio ao Brasil com shakes que substituiam refeições, e que prometiam ser milagrosos para a perda de peso (e muitas vezes isso funcionava). Com isso, tornou-se comum a substituição da refeição completa por algum líquido, visando o emagrecimento.


Com a popularização da atividade física (em academias, principalmente), veio a preocupação com a massa magra, e não só com o peso em si como era visto antes. Isso aumentou ainda mais a tendência ao uso desenfreado de suplementos, que prometiam aumentar a messa magra e reduzir gordura enquanto a pessoa estivesse praticando exercícios.


Para falarmos de uso de suplementos alimentares, temos que primeiro explicar que emagrecimento e ganho de massa magra são objetivos diferentes. Realizar os dois ao mesmo tempo não é possível, e o que normalmente se faz é perder peso primeiro e ganhar massa magra depois.


Na primeira parte do acompanhamento (para perda de peso), os suplementos podem ser utilizados para aumentar o aporte proteico diário e aumentar a saciadedade. Nessa etapa costumo indicar o uso de suplementação de proteínas em receitas (principalmente nos lanches, onde é mais difícil atingir o aporte proteico). Esse tipo de suplementação também funciona muito bem para quem não gosta de ovo, por exemplo. Mas é raríssimo ser prescrito em forma de shake "pós-treino", por exemplo.


Já quando falamos de ganho de massa magra, podemos pensar sim em proteínas sendo consumidas em maiores quantidades logo após o treino, carboidratos antes do treino, da forma mais comum: em shake. Nesse momento o suplemento não vem para substituir outra proteína, e sim como um extra no valor calórico diário - com a distribuição correta de macronutrientes.


Além disso, temos suplementos termogênicos e alguns micronutrientes específicos que podem ser utilizados nas duas etapas do processo, mas que são a "cereja do bolo". Normalmente apresentam um valor alto (financeiro), e não são imprescindíveis para o resultado final. Importante ressaltar que prefiro sempre que o paciente atinja essa cereja do bolo com comida, e não com cápsulas.


Em resumo, para emagrecimento não é necessário o uso de suplementos, mas podemos fazer mão dessa possibilidade caso o paciente tenha condições e goste. O grande objetivo de um processo saudável de emagrecimento é que seja sem sofrimento, que você goste do que está fazendo. De nada adianta eu indicar o melhor whey protein se o sabor dele não agradar, pois isso caracteriza "dieta" com elementos que o paciente não gosta.


Cada paciente e único, e a escolha do uso ou não de suplementos vai sempre depender dos objetivos, gostos e possibilidades financeiras. Essas informações eu adquiro na anamnese com o paciente, em um momento rico de conversa.

 

Gostou e quer saber se a suplementação é para você? Agende já sua consulta para elaborarmos um plano alimentar que seja a sua cara!

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page