top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

É possível diminuir a celulite com alimentação?

Quando falamos em autoestima, grande parte das mulheres sofre com os benditos furinhos nas pernas e bumbum. Uma das grandes pesquisas relacionadas à estética quando "jogamos" no google é exatamente "como diminuir a celulite".



A primeira reflexão que trago, antes de responder diretamente à pergunta do título é: será que não estamos exagerando com relação à nossa imagem corporal? Será que não estamos nos cobrando demais em função de um furinho (que muito pode ser genética) ou uma estria, ou algumas espinhas?


Dentro do ramo da estética existe uma linha muito tênue entre autoestima e cobrança demais, e faz parte do meu papel, como profissional, também alertar e orientar os pacientes quanto a isso. Faça essa reflexão... suas imperfeições pesam mais do que suas qualidades hoje?


Quando os pacientes vão ao consultório, antes de iniciar a avaliação física eu sempre peço para que eles listem 3 coisas que gostam em seus corpos. Normalmente (principalmente mulheres) já começam listando o que NÃO gostam, e sentem dificuldade em olhar para suas qualidades. Você já fez esse exercício? Pois é, não é fácil se gostar e se aceitar quando a mídia nos bombardeia com mulheres perfeitas (com photoshop e tratamentos estéticos), e mais difícil ainda é não acreditarmos que isso pode ser real.


Falando especificamente da celulite: é muito raro mulheres não terem. Apesar de ser multifatorial (vem de fatores genéticos e de estilo de vida), em algum grau a celulite se apresenta em mais de 90% das mulheres. O que trago a seguir é para melhora dessa situação, e não para retirada total da mesma.


Então, respondendo à pergunta do título: sim, é possível diminuir a celulite com alimentação. A celulite está diretamente ligada à percentual de gordura, então emagrecimento, aumento da atividade física visando uma modificação de composição coporal é o que pode nos ajudar. Existem também alguns procedimentos estéticos com esse fim, mas não é o foco por aqui.


Abaixo listo algumas modificações que você pode começar hoje mesmo para diminuir a celulite:


  1. Começar ou intensificar a atividade física

  2. Diminuir o consumo de ultraprocessados (alimentos industrializados, delivery)

  3. Aumentar o consumo de vegetais e frutas (em função dos antioxidantes)

  4. Aumentar o consumo de água (visando diminuir a retenção de líquidos)

  5. Diminuir o consumo de doces (quem sabe limitar para 1 ou 2x na semana?


Seguindo essas dicas você notará diferenças em seu corpo em poucos dias, e uma delas com certeza e a diminuição da celulite. Muitas vezes acabamos recorrendo à procedimentos estéticos sem fazer o básico, a rotina alimentar adequada. Pense nisso: o quanto você gasta em procedimentos e o quanto você gasta com a sua alimentação saudável e prática de exercícios? Sem contar que os dois últimos nos trazem muito mais benefícios do que somente a estética.

 

E aí, consegui convencer de que modificar a sua alimentação é o melhor tratamento? Agende sua consulta para conversarmos melhor e adequarmos uma rotina saudável para você!


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page