top of page
Buscar
  • Foto do escritorluizaferracini

8 dicas para não colocar o pé na jaca na Páscoa

Com a chegada do feriado de Páscoa, que é marcado pelo consumo de chocolates e reunião em família, os pacientes sentem-se inseguros com relação à alimentação e força de vontade para passar por esse momento. Nesse momento sempre converso bastante e explico que exceções não farão com que tudo o que conquistamos até aqui seja perdido.


Celebrar a Páscoa, para muitos (eu inclusa), é sinônimo de felicidade e memória afetiva, e não sou eu quem vai "tirar" isso dos pacientes. Escolher um bom ovo de Páscoa, um cardápio legal para a sexta-feira Santa faz parte de todo esse processo, e não faz sentido deixarmos tudo isso de lado pelo culto ao corpo.


Agora, é necessário comer tudo de tudo nesse período? Também não. Celebração não deve ser sinônimo de comer até explodir. Sempre lembro os pacientes de que quem gosta de comer não come até se sentir estufado, com mal estar e precisando deitar para fazer a digestão. Você já parou para pensar nisso?


Abaixo deixo algumas dicas para não enfiar o pé na jaca nesse feriado, e mesmo assim não deixar de aproveitar!


  1. Escolha um ovo para saborear. Não precisa comprar mais do que um. Pense naquele seu sabor preferido e aproveite ele com todo o prazer.

  2. Na hora da escolha do cardápio da sexta-feira Santa, prefira preparações sem molho de queijo ou branco. Quem sabe um peixe a escabeche, ou bacalhau à brás?

  3. Na hora de comer o chocolate, substitua lanches por ele. Não consuma o chocolate em momentos fora de refeições, com beliscadas.

  4. Faça bons cafés da manhã proteicos ao longo do feriado. Sirva para a família ovos mexidos, frutas, etc. Assim sua saciedade ao longo do dia evitará aquela fome de "comer as paredes".

  5. Pense que aproveitar é diferente de comer tudo. Parcele o chocolate em pedaços e, se possível, estipule metas por dia. Assim você evita o consumo excessivo de chocolate em um dia só (e, de quebra, seu ovo dura mais).

  6. Cuidado com o álcool ao longo do feriado. Se possível, escolha um ou dois dias para beber, e revezes sempre um copo de álcool com um de água.

  7. Nas refeições em família, adicione saladas bonitas e coloridas à mesa. Você verá que todo mundo irá se servir se alguém preparar.

  8. Procure praticar exercícios físicos nesse período. Se for possível para ti, saia para caminhar, andar de bicicleta e respirar ar puro. Além de trazer bem-estar, você está movimentando o corpo.


Viu, não é tão difícil não se perder no feriado. Escolha algumas das dicas acima que sejam possíveis para ti e coloque em prática nos próximos dias. Tenho certeza que você se sentirá muito bem, e sem sensação de pé na jaca lá no próximo domingo de noite.


Vale ressaltar que com um acompanhamento nutricional essas dicas tornam-se parte da sua rotina, e você não precisará mais pensar nessas datas como inimigas do seu progresso! Agende já sua consulta para tornarmos sua rotina alimentar ainda mais gostosa!






38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page